Sonorização para igreja - Catedral de Toledo

2 Abr 2020

A diretoria da Catedral de Toledo entrou em contato com a nossa empresa para buscarmos solucionar os problemas de sonorização que a catedral estava passando.

 

1º Visita - Reconhecimento

A primeira visita fomos participar de uma missa para ouvir o som como eles estavam utilizando, ao chegar na igreja, identificamos que as caixas de som principal era um sistema BOSE, sistema muito utilizado em igrejas e muito bom, porém identificamos que o posicionamento das caixas estava errado, muitos pontos “cegos" do som, inclusive as primeiras fileiras de cadeiras da igreja não se entendia o que o padre estava falando, além disso outros pontos da igreja também apresentavam problemas de inteligibilidade principalmente pelo fato de a igreja ser construída em um formato próximo a um oval, e as caixas estavam basicamente posicionadas nas costas das pessoas, fazendo com que o problema se agravasse.


2º Visita - Visita técnica

Em outro dia nossa equipe se deslocou até a igreja para fazer uma análise dos equipamentos como um todo. Identificamos diversos itens que estavam prejudicando o sistema de som: fios muito finos fazendo com que tivesse perca entre potência e caixas de som; alimentação de energia precária; mesa de som escondida dentro da uma sala onde o operador não tinha referencial do som da igreja; problemas em cabos e conectores; microfones com problema; entre outros.

 

Solução

Como identificamos que a maioria dos equipamentos eram bons não haveria necessidade de troca-los e sim apenas reposicionar e deixar tudo organizado e configurado.
Iniciamos o reposicionamento das caixas de som, passagem de fiação com cabos adequados para não haver perca. Além disso utilizamos um multicabo para colocar a mesa de som nos fundos da igreja para que o operador de som tenha entendimento do que se passa dentro da igreja podendo regular o sistema com maior precisão, já os demais equipamentos como potências e processadores ficaram dentro da sala que já estavam.

Além disso modificamos o posicionamento de algumas caixas menores da JBL que a igreja já tinha para cobrirem alguns espaços menores onde o sistema BOSE não tinha atuação, além de deixar todo multicabo novo e novos retornos para os cantores.

E ainda deixamos toda parte de video do projetor com cabeamento HDMI, splitter e conexão entre projetor e TV simultâneos.

Ao final fizemos a otimização do sistema e o alinhamento do sistema com microfone RTA e equipamento de medição para deixar todo o sistema alinhado.


Conclusão

Muitas vezes as igrejas já possuem um sistema de som e equipamentos bons, porém se estiverem mal posicionados acabam dando problemas como vimos nesse sistema da catedral de Toledo- PR.

Assista o Video e veja como ficou o projeto finalizado.