SOM AMBIENTE PARA LOJA

Existem inúmeros recursos que um estabelecimento comercial pode adotar para se destacar da concorrência e possibilitar o crescimento do negócio.

A ambientação de um estabelecimento pode interferir de diversas formas no momento da compra de um cliente. Por isso, todos os elementos que compõem o local, como os móveis, itens de decoração e as cores do espaço, devem seguir determinada intenção, permitindo que a experiência do cliente seja a melhor possível.

Além destes elementos, o som ambiente para loja e as músicas reproduzidas no local também “falam” pela empresa, permitindo que marque uma imagem positiva da marca para os clientes, por exemplo.

Estudos científicos nacionais e internacionais apontam que os estímulos ambientais influenciam o comportamento dos clientes. É por esse motivo que um dos estímulos mais utilizados seja o sonoro. Afinal, a aplicação de sonorização de ambientes nesse contexto pode modificar o comportamento do consumidor ativando sensações de prazer e bem-estar. A formação de um “cenário” ideal deixa o indivíduo confortável e nessa circunstância, o ato de comprar torna-se mais impulsivo e irresistível.

som ambiente em um comércio é capaz de aumentar em 40% o tempo que o cliente passa dentro do estabelecimento.

Porém, a escolha inadequada do som ambiente pode provocar o efeito reverso.

Aqui vão algumas dicas para você escolher o som adequado em seu comércio e aumentar os lucros.

 

Seleção de músicas

A música desperta sensações agradáveis e possibilita a criação de ambientes mais relaxante, diz pesquisa científica. A seleção das músicas para embalar os consumidores é uma das principais técnicas usadas no Marketing Sensorial.

Por isso, a trilha sonora adequada para o local, pode promover experiências agradáveis para o cliente e a satisfação deste, consequentemente, traz benefícios para a empresa.

Para isso, leve em consideração o que o consumidor gosta de escutar e o que irá trazer melhores resultados para a empresa.

Por exemplo, para joalherias, músicas tranquilas e instrumentais são as ideias, pois trazem a calma e tranquilidade necessárias nesse tipo de ambiente, onde o cliente quer olhar os produtos com atenção.

Já lojas de moda jovem combinam mais com músicas animadas, como pop e house, estimulando o consumo, pois neste caso, o consumidor age de forma impulsiva.

Lembre-se, o bom som ambiente é aquele que o irá agradar o consumidor.

 

Volume do som

Outra questão muito importante é o volume do som.

som ambiente muito alto irá incomodar e afastar o cliente do seu comércio e música muito baixa provavelmente não cumprirá com a função.

O objetivo é manter um som de fundo agradável, que anula os ruídos do ambiente.

Portanto, o horário do dia também deve ser levado em consideração. Em horários de pico, onde a movimentação e o barulho exterior são maiores, o som ambiente pode ser aumentado. Final de dia também pede um volume mais alto, para estimular o cliente, que está cansado e só quer chegar logo em casa.

Mas lembre-se, mesmo aumentando, respeite o volume máximo. Som ambiente muito alto afasta o cliente.

 

Equipamentos

Outro ponto que merece atenção está diretamente ligado ao projeto de sonorização contratado.

De nada adianta a playlist perfeita se o som não está adequado.

Música ambiente com ruído, canções travando ou a voz do cantor que não aparece com o grave, são detalhes que prejudicam uma boa experiência musical.

Nesse sentido, tanto a escolha do equipamento ideal como também a execução correta do projeto é de fundamental importância para garantir um equilíbrio entre os graves e agudos e um som ambiente harmônico, com a distribuição e volume adequados.

 

Ajuda de profissional

A instalação de som ambiente pode ser incorporada por diferentes segmentos de negócios, como lojas, consultórios, restaurantes, bares, hotéis, escritórios de advocacia e imobiliárias.

Mas para não ter erros, é necessário a contratação de uma empresa especializada, que forneça um projeto de som ambiente personalizado.  Isso possibilita que cada componente do projeto adotado seja selecionado e instalado adequadamente para garantir um melhor desempenho sonoro.

Sonora Palotina realiza o projeto de som ambiente da sua loja do começo ao fim.

Desde a análise da planta baixa para escolher o melhor sistema de equipamento, até o acompanhamento e montagem da playlist ideal para o seu comércio.

Conheça a solução completa para som ambiente no nosso site Sonora Ambience e veja os motivos para confiar seu som ambiente em nossas mãos!