1 - Estimulo
Esse primeiro fator afeta crianças, jovens e adultos. Quando uma pessoa é estimulada desde criança a escutar, dançar, cantar e apreciar música, o processo de aprendizado pode ser mais rápido. Se não houver esse estimulo, ele precisa ser criado a partir do zero nas aulas de violão, o que pode custar um pouco mais de tempo.
2 - Tempo
O tempo que você toca/pratica é muito importante para a aprendizagem, quanto mais tempo passar com o instrumento, mais rápido será a aprendizagem. É importante que se crie um hábito em tocar e que seja agradável estar com o violão, dessa forma associamos essa atividade a um hábito positivo.
3 - Objetivo
Ter um objetivo em mente pode fazer toda diferença na música. Existem várias metas que o aluno pode almejar, por exemplo:
- Tocar uma, dez ou vinte músicas
- Dominar um estilo (sertanejo, rock ou pop)
- Tocar as músicas que tocam na rádio
- Ser independente do professor, para aprender minhas próprias músicas
- Tocar na igreja
- Ter uma banda
- Ser um profissional
- Tocar com os amigos ou a família
O ser humano é movido por objetivos e metas, quando o aluno assume um objetivo, seu caminho fica mais claro.
E o Talento?
Com certeza o talento ajuda, as vezes é o que define se o aluno será um músico virtuoso ou não. Mas com certeza, não é um fator primordial para se tocar um instrumento. Existem casos de alunos com muito talento que não avançaram no estudo por preguiça ou falta de objetivo e principalmente, por falta de estímulo.
Talento x Esforço
Alguns alunos superam o talento de outros através do esforço e dedicação. O trabalho duro é o principal responsável pelo sucesso na formação musical, independente do objetivo.