Qual a melhor mesa de som para Igreja

30 Ago 2019

No artigo de hoje vamos falar sobre mesa de som para igreja. Vamos levantar os melhores tipos de mesa do mercado na atualidade para você e te esclarecer um pouco melhor sobre elas.

A mesa de som (ou mixer) é um centro operacional de áudio. Ele ganha várias fontes sonoras como o som do microfone e de cada instrumento musical, que podem ser separadas, misturadas ou sofrer alterações de processamento.

Para quem está iniciando, o mixer pode assustar num primeiro momento por conta de todos os botões coloridos, displays, LEDs e dezenas de entradas e saídas. Mas nós facilitaremos tudo para você.

 

PRIMEIRO PASSO

Para alcançar um ótimo resultado, é preciso aprender cada vez mais a usar todas as funcionalidades presentes, e isso é totalmente acessível.

A primeira coisa a ser vista antes de comprar uma mesa de som, é quantos canais você precisará para gravar. Serão gravados apenas voz e violão, um microfone ou terão outros instrumentos?

Os preços de uma mesa de som podem variar muito, e as aconselháveis partem dos R$300,00 podendo custar acima dos R$3.000,00 dependendo da circunstância em que será usada.

 

A MELHOR MESA DE SOM PARA IGREJA

Hoje, os consoles digitais progrediram muito e surpreendem cada vez mais músicos e produtores, até mesmo os tradicionalistas.

Nos anos 90, as diferenças entre os tipos de mesa de som para igreja eram enormes, sendo a qualidade do som da mesa clássica analógica muito elevado às mais modernas.

Mesas de som são em geral, classificados em três tipos básicos, baseados em sua estrutura interna.

 

Mesa de som analógica

Presente em força nos estúdios profissionais, a mesa analógica pede por operadores com um conhecimento mais fundo, já que não é possível deixar tudo nas mãos do computador.

As mesas analógicas ajustam o volume e a equalização dos sinais de áudio de entrada. A maioria dos botões de controle e faders estão dispostos no painel superior, por isso é fácil entender o fluxo do sinal e em qual ponto que o áudio está.

Operar as mesas analógicas normalmente é um processo manual.

Muitos consumidores escolhem pela qualidade do som quente, natural e robusto que a mesa de som analógica te possibilita já que curtem controlar tudo com botões que regulam a intensidade do som.

            Vantagens   

  • Som robusto, quente e puro pela gravação em fita
  • Filtros analógicos são mais naturais que digitais, que precisam de diversos plugins para alcançar o som desejado

 

            Desvantagens

  • Não aceita plugins para melhorar o som, o que na digital é oferecido
  • Não soa igual uma digital que apresenta efeitos bem parecidos em seus equalizadores

 

 

Mesa de som digital

A mesa de som digital, foi um grande passo tecnológico em questão de produção de áudio. O formato dela é variável, e basta apenas o toque de um botão para você reconfigurar toda a mixagem.

A mesa digital processa sinal de entrada de áudio e ajusta seu volume e timbre usando a tecnologia de processamento de sinal digital.

Com a mesa digital, vários tipos de controle de timbre que seriam impossíveis usando equipamentos analógico, podem ser trabalhados.

As mesas digitais podem armazenar em suas memórias (scenes) as posições dos faders e botões, e relembrar essas posições em um instante. Os faders e os botões exercem várias funções, de modo que o equipamento esteja compacto, mesmo que o número de canais aumente.

Ela é mais dinâmica e funcional já que é facilmente conectável a computadores e tablets, modelando e recriando com fidelidade sons naturais em digitais.

Geralmente, uma mesa digital exigirá mais experiência para ser configurada de forma eficaz, mas oferecerá uma funcionalidade maior que a analógica.

            Vantagens

  • Práticas e compactas pois usam o mesmo conjunto de controles para vários canais
  • Possuem interface de áudio, facilitando a mixagem do som no computador

 

            Desvantagens

  • O som não é tão natural e orgânico como das analógicas
  • É preciso uma interface com entrada ótica para receber o sinal da mesa, já que a saída dela é digital

 

 

O ideal para ter bastante conhecimento é ler bastante os manuais de operação dos aparelhos, buscar informações e fazer curso técnico de som para igreja.

Você quer ingressar ou avançar na área de som para igreja? Conheça AGORA nosso Curso técnico de som para Igreja

A tecnologia de áudio evoluiu muito rápido, por isso, casa vez mais recurso são acrescentados nos aparelhos para se tornarem mais funcionais.

Áudio é um aspecto central em Igrejas. Sem uma boa sonorização, a palavra de Deus pode ficar abafada, distorcida e difícil para entender.

Com uma boa mesa de som para Igreja e uma boa capacitação do técnico todos esses problemas podem ser resolvidos, e o som pode ficar lindo.

Interessado em nossos Serviços, fale conosco!

Entre em Contato