PROJETOS DE SOM AMBIENTE

26 Nov 2019

O som ambiente é uma solução bastante comum, solicitada por associações comerciais, industrias, igrejas, cooperativas de crédito e organizações de diferentes contextos e finalidades, e que, por isso, tem uma certa complexidade que procura análises detalhadas de quem trabalha com áudio. São muitas as variáveis envolvidas, por isso, é importante planejar bem o projeto, escolher com cuidado os equipamentos e instalar da forma correta.

A seguir, veremos alguns pontos que devem ser analisados em um projeto de instalação de um sistema de áudio.

 

Finalidade

O primeiro passo é definir a finalidade do som ambiente. É preciso saber em detalhes qual a necessidade dessa instalação: se é um fundo musical que toca no estabelecimento ou um projeto para um local que receberá bandas em concertos ao vivo, por exemplo.

Como são várias aplicações, iniciar com essa pergunta ajuda a esclarecer as ações. A partir disso, o instalador saberá o que fazer em seguida e como organizar o resto da implantação.

 

Particularidades do espaço

Depois da finalidade, é importante que o profissional estude bem o local no qual o som será instalado. É preciso atentar para dois fatores principais: a acústica do lugar, para verificar, por exemplo, se há muito eco natural, como em igrejas, ou outras características; e a existência de ruídos.

Por exemplo: em indústrias, o sistema instalado vai competir com os ruídos das máquinas que funcionam o tempo todo e deverá, portanto, ter maior pressão do que esses sons para que seja inteligível. Ademais, a forma arquitetural do local, o tipo de forro e a altura são outros fatores relevantes.

Assim, é possível saber exatamente quantas caixas serão necessárias, por exemplo, e onde serão posicionadas. Para auxiliar nessa questão e obter um resultado otimizado, existem softwares das fabricantes das caixas que ajudam a estabelecer o dimensionamento e o posicionamento.

 

Orçamento

Essa etapa é uma das mais fundamentais do planejamento, pois envolve o investimento do cliente. Por mais que o projeto deva suprir da melhor forma os requisitos em termos técnicos, é fundamental que tudo se encaixe no seu orçamento, ou seja, no valor que está disposto a gastar.

Com essas informações em mãos, o projetista pode iniciar a implementação e escolher as marcas dos componentes.

 

Equipamento

Com o valor definido e devidamente planejado, é preciso selecionar os equipamentos: quais serão necessários, quais marcas e modelos, entre outras questões. Quanto às fabricantes, como mencionado, é importante nesse processo a sua escolha. Tudo deve estar de acordo com as padronizações definidas anteriormente.

 

Aspectos técnicos

Outro fator relevante a se considerar é o conjunto de aspectos técnicos, que envolvem conceitos, como potência, casamento de impedância, pressão sonora, entre outros. As caixas precisam fornecer o necessário de potência para o objetivo, bem como pressão, a depender do comportamento acústico e dos ruídos. O cálculo desses fatores técnicos ajuda a otimizar o resultado e a obter um som mais consistente, bem como a conservar a saúde dos componentes eletrônicos.

Nessa fase, define-se também a possível necessidade de equalização, para alterar frequências e chegar ao som desejado.

 

Como fazer o planejamento de sonorização?

Para um planejamento de som ambiente com qualidade, que não gere muitos problemas, uma boa dica é contratar uma empresa de projetos, como a Sonora Palotina, que auxilia nos cuidados de riscos comuns em trabalhos de sonorização de ambientes, como o de não cumprir o propósito estabelecido, gerando necessidade de correção futura, ou o de gastar mais que o esperado.

Com o conhecimento de profissionais especializados e ferramentas poderosas em todas as etapas, o desenvolvimento ganha mais robustez e consistência para que a qualidade seja garantida.

Um bom empreendimento de som depende de um conjunto de fatores, que devem ser analisados com cuidado pelo instalador para que as mensagens de áudio cumpram seu objetivo e contribuam para a proposta. Para evitar riscos, custos e eventuais problemas no processo e conseguir uma ajuda para simplificar as etapas, é fundamental contratar uma empresa de projetos.

Interessado em nossos Serviços, fale conosco!

Entre em Contato