Não há dúvidas: uma das principais tendências para diminuir gastos, alavancar a produtividade das empresas e aumentar a satisfação de colaboradores, clientes e parceiros é a automação de ambientes.
Por meio do uso da tecnologia, os locais de trabalho podem ser gerenciados de forma simples e rápida.
As ferramentas de automação são capazes de reduzir o tempo de trabalho necessário para efetuar as tarefas de rotina. Dessa forma, todos os esforços podem ser voltados para a criação de estratégias importantes para o desenvolvimento da empresa.
O papel da automação está em diminuir o esforço do colaborador. E, longe de eliminar a necessidade de trabalho ou supervisão humana, ela surge como estratégia para fazer seus recursos renderem mais.
Além disso, por existir a possibilidade de programar sistemas segundo as necessidades do negócio, ela promove a economia de recurso, tanto financeiros quanto naturais. Como resultado, a organização ganha em lucratividade e sua imagem se fortalece em função da sustentabilidade e constante modernização, ficando sempre a frente no mercado.
A automação de ambiente pode ser aplicada com diversos objetivos. Entre eles estão:
Acionamento e desligamento de equipamentos e máquinas em horários preestabelecidos;
Controle de iluminação;
Controle de temperatura;
Controle de consumo de eletricidade, água e gás;
Uso inteligente de sistemas e equipamentos;
Controle de entradas e saídas de pessoas;
Monitoramento de funcionamento de equipamentos
Sistemas de som ambiente
O aumento de rendimento é uma das razões positivas da automação de ambientes, como citamos no início do artigo. Porém, os benefício não param por aí.
Veja agora mais alguns deles:
Economia de tempo:
Uma das principais vantagens, é que com a automação você executa mais tarefas em um tempo menor, e cumprir manuais com velocidade vai deixar tempo livre para decisões que realmente interessam.
Modernização do negócio:
Ao estabelecer tecnologias de automação, automaticamente seu negócio ganha ares de modernidade e inovação. Hoje em dia, ambas características são essenciais ao mercado.
Redução de custos operacionais:
Com a automação, por exemplo, uma sala de reuniões pode ser programada para entrar em funcionamento quando necessário.
Quando o horário programado chega, automaticamente as persianas são fechadas, o ar condicionado é ligado, assim como equipamentos, como os de áudio e vídeo, entram em funcionamento.
E, ainda, caso o sistema detecte que a reunião atrasou ou não ocorreu, em alguns minutos todos os equipamentos são desligados.
Além da praticidade para a empresa, que não precisa se preocupar em operar manualmente os equipamento, existe uma aceitável economia de custos operacionais, já que esses são utilizados somente quando necessários.
A Sonora Palotina atua com uma solução completa e personalizada de automação de ambientes, a Sonora Ambience.