Como conquistar clientes através do som ambiente

15 Out 2019

A importância do som ambiente para loja e dicas para escolher o correto

Você sabia que o som ambiente da sua loja possui grande influência em seus consumidores?

A música faz parte de nossas vidas. Quem não tem uma música preferida ou uma que o faça lembrar de um momento especial?

Muitos empresários ainda não sabem usar isso ao seu favor ou acreditam que não faça diferença.

A música que toca na sua loja ou no seu restaurante pode parecer um mero detalhe. Mas a escolha desse som tem a capacidade de induzir o bem-estar do cliente, o entendimento de que ele tem da marca, o tempo que ele passa no local e, por efeito, quanto ele vai comprar.

Você já entrou em uma loja silenciosa? Ou em uma loja muito barulhenta? O que você fez? Com certeza saiu dali o mais rápido possível, não é?!

Conquistar o consumidor por meio de avisos sonoros e músicas parece ser algo simples, mas é preciso muito estudo para realmente afinar tal estratégia – e não cometer o erro amador de colocar simplesmente seu gênero de música preferido.

E é pensando nisso que o marketing sensorial utiliza o som ambiente como um de seus principais métodos.

 


Confira o porquê de ter música ambiente em seu estabelicimento!

 

Ter um som ambiente é capaz de aumentar as vendas

Lembra da loja silenciosa? Como você se sentiu dentro dela?

Provavelmente desconfortável, não é? Capaz de escutar todas as conversas do local.

Com o som ambiente adequado, a sua loja será um local muito mais agradável, em que o cliente quer passar mais tempo. E quanto mais tempo o cliente passar dentro da loja, maiores as chances de ele gastar mais.

“O consumidor se sente mais atraído a comprar em uma loja com boas vibrações, o que pode ser feito também pelo sound branding”, resume Angelina Stockler, sócia-diretora da consultoria ba}STOCKLER.

Além disso, o som ambiente tem a capacidade de influenciar o comportamento dos consumidores.

Os gêneros musicais e os artistas devem ser selecionados de acordo com as características da marca, a sensação que se quer causar no consumidor e o momento específico da loja.

Músicas calmas possuem o efeito tranquilizante, capaz de diminuir o ritmo do consumidor, fazendo ele olhar os produtos com mais calma.

Este tipo de som, é ideal para lojas finas, como de joias, onde o cliente necessita de calma para experimentar e analisar o produto, que possuem um ticket médio alto.

Já músicas agitadas são recomendadas onde o consumo ocorre por impulso, como as lojas de R$1,99 e fast food, que possuem alta rotatividade.

 

Cuidado! O som errado pode provocar o efeito contrário

E agora, lembra da loja barulhenta? Ninguém gosta de permanecer em um ambiente onde a música ambiente está muito alta ou é desagradável.

Um som em volume muito alto, além de irritante e desconfortável, tira o foco do cliente do produto.

Ao colocar um som ambiente, lembre-se que ele deve permanecer como música de fundo, influenciando indiretamente o consumidor no tempo que fica no estabelecimento.

Saiba mais no nosso artigo Como manter as pessoas mais tempo dentro da sua loja

Além do volume, a escolha das músicas também é de extrema importância.

O que conta aqui não é a sua música favorita, mas sim o que o cliente quer ouvir.

“O empreendedor, muitas vezes, coloca a música de que ele mais gosta tocando. Não é porque eu gosto de Metallica que vou colocar música deles no meu salão de beleza, por exemplo. Não é o seu gosto que tem de prevalecer, e sim a construção da sua marca”, afirma Helio Brito Jr. fundador das empresas DMC Media.

O som ambiente deve representar a marca e imprimir o conceito da loja e até mesmo os seus objetivos.

Conheça o seu público alvo, o que eles gostam de ouvir. E o tipo de música ideal para o seu negócio, como o exemplo de música tranquila para joalheria.

E por último, tenha uma variedade de opções. Cerca de 300 músicas é um número bom.

Muitas músicas e estilos variados provocará uma perda de identidade da marca.

E o contrário, o mesmo som tocando o dia todo irá irritar o cliente, principalmente em lojas onde a frequência é alta ou demorada.

 

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