Você sabia que o som ambiente da sua loja possui grande influência em seus consumidores?
A música faz parte de nossas vidas. Quem não tem uma música preferida ou uma que o faça lembrar de um momento especial?
Muitos empresários ainda não sabem usar isso ao seu favor ou acreditam que não faça diferença.
A música que toca na sua loja ou no seu restaurante pode parecer um mero detalhe. Mas a escolha desse som tem a capacidade de induzir o bem-estar do cliente, o entendimento de que ele tem da marca, o tempo que ele passa no local e, por efeito, quanto ele vai comprar.
Você já entrou em uma loja silenciosa? Ou em uma loja muito barulhenta? O que você fez? Com certeza saiu dali o mais rápido possível, não é?!
Conquistar o consumidor por meio de avisos sonoros e músicas parece ser algo simples, mas é preciso muito estudo para realmente afinar tal estratégia – e não cometer o erro amador de colocar simplesmente seu gênero de música preferido.
E é pensando nisso que o marketing sensorial utiliza o som ambiente como um de seus principais métodos.
Confira o porquê de ter música ambiente em seu estabelicimento!
Lembra da loja silenciosa? Como você se sentiu dentro dela?
Provavelmente desconfortável, não é? Capaz de escutar todas as conversas do local.
Com o som ambiente adequado, a sua loja será um local muito mais agradável, em que o cliente quer passar mais tempo. E quanto mais tempo o cliente passar dentro da loja, maiores as chances de ele gastar mais.
“O consumidor se sente mais atraído a comprar em uma loja com boas vibrações, o que pode ser feito também pelo sound branding”, resume Angelina Stockler, sócia-diretora da consultoria ba}STOCKLER.
Além disso, o som ambiente tem a capacidade de influenciar o comportamento dos consumidores.
Os gêneros musicais e os artistas devem ser selecionados de acordo com as características da marca, a sensação que se quer causar no consumidor e o momento específico da loja.
Músicas calmas possuem o efeito tranquilizante, capaz de diminuir o ritmo do consumidor, fazendo ele olhar os produtos com mais calma.
Este tipo de som, é ideal para lojas finas, como de joias, onde o cliente necessita de calma para experimentar e analisar o produto, que possuem um ticket médio alto.
Já músicas agitadas são recomendadas onde o consumo ocorre por impulso, como as lojas de R$1,99 e fast food, que possuem alta rotatividade.
E agora, lembra da loja barulhenta? Ninguém gosta de permanecer em um ambiente onde a música ambiente está muito alta ou é desagradável.
Um som em volume muito alto, além de irritante e desconfortável, tira o foco do cliente do produto.
Ao colocar um som ambiente, lembre-se que ele deve permanecer como música de fundo, influenciando indiretamente o consumidor no tempo que fica no estabelecimento.
Saiba mais no nosso artigo Como manter as pessoas mais tempo dentro da sua loja
Além do volume, a escolha das músicas também é de extrema importância.
O que conta aqui não é a sua música favorita, mas sim o que o cliente quer ouvir.
“O empreendedor, muitas vezes, coloca a música de que ele mais gosta tocando. Não é porque eu gosto de Metallica que vou colocar música deles no meu salão de beleza, por exemplo. Não é o seu gosto que tem de prevalecer, e sim a construção da sua marca”, afirma Helio Brito Jr. fundador das empresas DMC Media.
O som ambiente deve representar a marca e imprimir o conceito da loja e até mesmo os seus objetivos.
Conheça o seu público alvo, o que eles gostam de ouvir. E o tipo de música ideal para o seu negócio, como o exemplo de música tranquila para joalheria.
E por último, tenha uma variedade de opções. Cerca de 300 músicas é um número bom.
Muitas músicas e estilos variados provocará uma perda de identidade da marca.
E o contrário, o mesmo som tocando o dia todo irá irritar o cliente, principalmente em lojas onde a frequência é alta ou demorada.
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