Som para Igreja

13 Ago 2019

som da igreja é tão importante quanto a sua iluminação.

Em iluminação, existem muitos eletricistas experientes, mas em sonorização de igrejas, são raros os profissionais especializados com conhecimento de cálculos de instalações, necessárias para o bom desempenho sonoro, fazendo com que a maioria das instalações sejam feitas por não especialistas, provocando má qualidade do som ou a queima constante de amplificadores. 

As pessoas vão a igreja para ouvir uma mensagem importante. Para que a palavra chegue com nitidez e facilidade de compreensão até os fiéis, é de extrema importância um som ambiente de qualidade.

Um som ruim pode causar desconforto no momento do louvor ou de ouvir a palavra. É importante que exista um investimento em equipamento e também em alguns cuidados para que todos possam apresentar um culto agradável e um louvor que alcança as pessoas.

Assim, é extremamente importante analisar as melhores ferramentas para utilizar os mais variados instrumentos, possibilitando para a igreja um som de qualidade e satisfatório aos ouvintes. Um projeto de sonorização profissional é imprescindível para garantir uma boa experiência.

Os conhecimentos do profissional em relação a equipamentos e a correta distribuição destes pelo ambiente não apenas evitam microfonias (ruído do microfone), como também garante que a mensagem seja ouvida com clareza por todos.

Quer saber como aumentar a qualidade de som da sua igreja?

Siga nossas dicas: 

 

A ACÚSTICA

som para igreja deve ser feito após o estudo da acústica.

Igrejas normalmente são um espaço amplo e com pilares, o que interfere no som final. O piso de azulejos também não tem uma boa acústica, então tudo deve ser levado em conta ao montar o som ambiente.

E então o que pode ser feito para melhorar o som para igreja?

O ideal seria fazer um projeto da edificação, o (a) Arquiteto (a) ou o Engenheiro (a), projetassem a acústica do ambiente, e isso provoca a escolha do desenho, escolha dos materiais, instalações elétricas, e até mesmo na quantidade e disposição das janelas do ambiente. Com um mapa de projeto é possível escolher a melhor localização e potência dos aparelhos.

É claro que aqui a proposta não é um projeto de uma sala de shows e espetáculos, e sim de um ambiente de culto a Deus, com boas condições para a acústica.

 

O VOLUME DO SOM

Um erro muito comum é a instalação de poucas caixas de som, mantendo um alto volume.

Dessa maneira, as pessoas sentadas perto das caixas terão uma experiência desconfortável.

O ideal, em ambientes grandes, é aumentar a quantidade de caixas, mantendo o volume em uma altura confortável.

Também deve-se realizar um ajuste diferente no microfone do padre ou pastor daqueles usados para a banda.

É importante que todos ouçam o som de modo equilibrado e cada músico escute o seu instrumento. Este sem dúvida é um princípio importante de como melhorar o som da igreja.

Com um som para igreja profissional, você consegue os ajustes corretos para todos os equipamentos do projeto.

 

MANUTENÇÃO DOS EQUIPAMENTOS

Antes de tudo, é essencial fazer um checklist dos seus equipamentos a fim de se comprovar duas coisas:

  1. Há algum equipamento queimado com defeitos?
  2. Os cabos estão em perfeito estado?

Para garantir maior durabilidade dos equipamentos, valorize sempre a qualidade na hora de comprar.

 

VERIFIQUE OS MICROFONES

Primeiramente, verifique se os microfones utilizados são adequados para o ambiente da sua igreja.

Existem os microfones próprios para voz. Outros podem ser utilizados para captação de ambiente ou em instrumentos. Ainda existem os que são multifuncionais, ou seja, podem ser utilizados para diversas situações.

Atente-se para os modelos disponíveis que possuem uma característica própria para cada momento.

 

TREINAMENTO TÉCNICO

Como as igrejas são grupos em total funcionamento, muitas pessoas, para atender uma necessidade imediata, começam a operar a mesa de som sem qualquer conhecimento sobre o equipamento ou técnica que envolve essa função.

O problema é que o tempo passa e o conforto impede o crescimento. Por isso, é importante rever essa postura e investir em treinamento. Não adianta investir em equipamento se ele não estiver bem ajustado.

Certamente a combinação de bons equipamentos e um bom operador resultarão em um ambiente agradável e digno para que os louvores fluam e alcancem as pessoas. Lembre-se que um som limpo pode fazer toda a diferença para a compreensão da adoração.

            Você quer ingressar ou avançar na área de som para igreja?  Veja agora mesmo nosso Curso técnico de som para igreja!

 

O melhor a fazer antes de comprar um monte de equipamentos novos para melhorar o som de sua igreja, é consultar profissionais especializados em acústica e equipamentos sonoros.

Desta maneira é possível fazer um investimento adequado, e melhorar muito o som da igreja.

Tais recomendações básicas, se observadas atentamente, proporcionarão à sua igreja, músicos e fiéis uma experiência satisfatória, tanto no sentido da utilização do som como também para os seus interlocutores.

Nós somos especialistas em som para igreja, realizando o planejamento do projeto, a montagem do sistema e o treinamento do pessoal. Confira nossas soluções!

Interessado em nossos Serviços, fale conosco!

Entre em Contato