som ambiente para loja, como melhorar

31 Jan 2019

5 dicas para escolher o som ambiente ideal para o seu comércio

 

O som ambiente em um comércio é capaz de aumentar em 40% o tempo que o cliente passa dentro do estabelecimento.

E como falamos no nosso artigo: Como Manter As Pessoas Mais Tempo Dentro Da Sua Loja, quanto mais tempo o consumidor passa dentro do comércio, maior a probabilidade de ele comprar mais.

Porém, a  escolha inadequada do som ambiente pode provocar o efeito reverso.

Aqui vão algumas dicas para você escolher o som adequado em seu comércio e aumentar os lucros.

 

Defina o estilo musical de acordo com o público-alvo

 

Ao escolher as músicas do som ambiente, o gosto pessoal deve ser deixado em segundo plano.
Leve em consideração o que o consumidor gosta de escutar e o que irá trazer melhores resultados para a empresa.

Por exemplo, para joalherias, músicas tranquilas e instrumentais são as ideias, pois trazem a calma e tranquilidade necessárias nesse tipo de ambiente, onde o cliente quer olhar os produtos com atenção.

Já lojas de moda jovem combinam mais com músicas animadas, como pop e house, estimulando o consumo, que nesse tipo de consumidor é de forma impulsiva.

Lembre-se, o bom som ambiente é aquele que o irá agradar o consumidor.

 

Não deixe a mesma música o dia todo


Variedade é fundamental. Você não se irrita de escutar a mesma música o tempo todo? O seu cliente também irá!

Um mínimo de 300 músicas é o ideal, com a renovação da playlist após alguns meses.

Assim você garante um som ambiente diversificado, que imprime o estilo da loja, mas não incomoda o consumidor com a repetição.

Colocar promoções e chamadas entre as canções é uma ótima maneira de deixar o ambiente mais dinâmico, chamando a atenção do cliente.

 

Aumentar ou abaixar o volume?

 

Outra questão muito importante é o volume do som.

O som ambiente muito alto irá incomodar e afastar o cliente do seu comércio. Música muito baixa provavelmente não cumprirá com a função.

O objetivo é manter um som de fundo agradável, que anula os ruídos do ambiente.

Portanto, o horário do dia também deve ser levado em consideração.

Em horários de pico, onde a movimentação e o barulho exterior é maior, o som ambiente pode ser aumentado.

Final de dia também pede um volume mais alto, para estimular o cliente, que está cansado e só quer chegar logo em casa.

Mas lembre-se, mesmo aumentando, respeite o volume máximo. Som ambiente muito alto afasta o cliente.

 

Escolha um bom equipamento e aparelho de som

 

De nada adianta a playlist perfeita se o som não está adequado.

Música ambiente com ruído, canções travando ou a voz do cantor que não aparece com o grave, são detalhes que prejudicam uma boa experiência musical.
A escolha do equipamento é de extrema importância, garantindo um equilíbrio entre os graves e agudos e um som ambiente harmônico, com a distribuição e volume adequados.

 

Busque ajuda profissional

 

Para não ter erros, considere a contratação de uma empresa especializada.

A experiência e conhecimento de um profissional irá garantir o cumprimento de todos os pontos acima citados.

A Sonora Ambience realiza o projeto de som ambiente da sua loja do começo ao fim.

Desde a análise da planta baixa para escolher o melhor sistema de equipamento, até o acompanhamento e montagem da playlist ideal para o seu comércio.

Baixe aqui sonoraambience.com.br nossa apresentação e veja os motivos para confiar seu som ambiente em nossas mãos!

Interessado em nossos Serviços, fale conosco!

Entre em Contato