IMPACTO DA AUTOMAÇÃO

24 Jun 2019

Não há dúvidas: uma das principais tendências para diminuir gastos, alavancar a produtividade das empresas e aumentar a satisfação de colaboradores, clientes e parceiros é a automação de ambientes.

Por meio do uso da tecnologia, os locais de trabalho podem ser gerenciados de forma simples e rápida.

As ferramentas de automação são capazes de reduzir o tempo de trabalho necessários para efetuar as tarefas de rotina. Dessa forma, todos os esforços são voltados para a criação de estratégias importantes para a empresa. 

O papel da automação está em diminuir o esforço do colaborador. E, longe de eliminar a necessidade de trabalho ou supervisão humana, ela surge como estratégia para fazer seus recursos renderem mais. 

Além disso, por existir a possibilidade de programar sistemas segundo as necessidades do negócio, ela promove a economia de recurso, tanto financeiros quanto naturais. Como resultado, a organização ganha em lucratividade e sua imagem se fortalece em função da sustentabilidade. 

 

Como funciona a automação de ambiente

A automação de ambiente pode ser aplicada com diversos objetivos. Entre eles estão:

  • Acionamento e desligamento de equipamentos e máquinas em horários preestabelecidos; 

  • Controle de iluminação;

  • Controle de temperatura; 

  • Controle de consumo de eletricidade, água e gás; 

  • Uso inteligente de sistemas e equipamentos; 

  • Controle de entradas e saídas de pessoas;

  • Monitoramento de funcionamento de equipamentos

  • Sistemas de som ambiente

 

Vantagens de investir na automação 

O aumento de rendimento é uma das razões positivas da automação de ambientes, como citamos no início do artigo. Porém, os benefício não param por aí. 

Veja agora mais alguns deles:

Economia de tempo:

Uma das principais vantagens, é que com a automação você executa mais tarefas em um tempo menor, e cumprir manuais com velocidade vai deixar tempo livre para decisões que realmente interessa. 

 

Modernização do negócio:

Ao estabelecer tecnologias de automação, automaticamente seu negócio ganha ares de modernidade e inovação. Hoje em dia, ambas características são essenciais ao mercado. 

 

Redução de custos operacionais:

Com a automação, por exemplo, uma sala de reuniões pode ser programada para entrar em funcionamento quando necessário. 

Quando o horário programado chega, automaticamente as persianas são fechadas, o ar condicionado é ligado, assim como equipamentos, como os de áudio e vídeo, entram em funcionamento. 

E, ainda, caso o sistema detecte que a reunião atrasou ou não ocorreu, em alguns minutos todos os equipamentos são desligados. 

Além da praticidade para a empresa, que não precisa se preocupar em operar manualmente os equipamento, existe uma aceitável economia de custos operacionais, já que esses são utilizados somente quando necessários. 

 

A Sonora Palotina atua com uma solução completa e personalizada de automação de ambientes, a Sonora Ambience


Interessado em nossos Serviços, fale conosco!

Entre em Contato