Guia definitivo de som ambiente

28 Jan 2019

Agora você vai conhecer todo o potencial do som ambiente e como aplicá-lo em seu estabelecimento.

 

O que é som ambiente

 

Quando entramos em uma sala pela primeira vez, seja comercial ou na casa de um conhecido, nosso cérebro é invadido por inúmeros estímulos: visuais, olfativos, sinestésicos e auditivos.

Assim como o cheiro de um perfume nos remete a determinada pessoa ou lugar; os sons e a música tem o mesmo efeito, passando através dos nossos ouvidos e chegando ao cérebro, tem o poder de mudar nosso estado, alterando nosso humor e agindo diretamente na área responsável pelo inconsciente do cérebro.

 

O poder da música

 

Basta um experimento simples para entender o poder que a música reflete sobre as pessoas. Você pode fazer agora mesmo, tirando um tempo para escutar duas músicas e analisar o efeito que cada uma reflete sobre a sua experiência de vida.

Preparado para uma viagem? Clique no link abaixo e lembre onde foi a primeira vez que escutou essa música, independente de gostar dela ou não do que ela remete:

O segundo exemplo é ainda mais notável para as pessoas de mais idade, apesar do legado do responsável pela música continuar até os dias de hoje.

Escutou? É possível que você tenha lembrado até do dia da semana em que ouvia, as pessoas que estavam ao seu lado, das alegrias e tristezas que essa música causaram em sua vida.

Percebeu que os dois exemplos não tinham letra, eram apenas instrumentais e nenhuma comunicação verbal foi usada, a não ser as notas musicais.

Agora imagine esse poder trabalhando para o bem! É isso que vamos aprender nesse guia. Como usar o SOM AMBIENTE para estimular as pessoas no dia a dia de trabalho, aumentar a satisfação dos seus clientes e proporcionar bem estar as pessoas que frequentam seu estabelecimento.

 

O que o som ambiente pode fazer na sua empresa

 

Qualquer lugar pode ser transformado pelo som. Imagine entrar em um banco, onde todos os funcionários estão trabalhando ao som de um rock pesado, no alto falante, um cantor cantando aos berros enquanto os ouvidos dos clientes é bombardeado pela bateria e guitarra, enquanto tentam conversar aos berros com o gerente.

Um lugar assim chega a ser repulsivo, insalubre para o trabalho, um verdadeiro caos.

Agora imagine você entrando no mesmo banco, mas agora a música que está tocando é uma música abiente de vitória, você entra e sente que veio ao local certo, que seus problemas serão todos resolvidos, as pessoas o cumprimentam sorrindo, as portas se abrem, você agora é um vencedor.

Agora imagine novamente entrado no banco, mas agora realmente escutando as duas músicas.

Você pode até preferir a primeira música, mas você confiaria seu dinheiro a esse banco? Piadas a parte, podemos ver mais uma vez, o poder da música e como ela transforma um ambiente.

 

Transformando o ambiente da sua empresa

 

A música a ser executada no som ambiente deve ser analisada de forma a ficar alinhada com o objetivo e metas da empresa/loja. As necessidades e gostos do público alvo devem ser levados em consideração.

O som ambiente deve ser usada como uma extensão da marca, conectando as pessoas, aumentando a experiência e relacionamento com os clientes. Uma vez criada essa conexão, as pessoas vão ficar mais tempo dentro da sua loja poque o ambiente se torna agradável, aumentando as chances de venda e a fidelização os clientes

Pesquisas comprovam que o som ambiente traz vários benefícios:

- Aumenta em até 40% a permanência no estabelecimento

- 75% das pessoas que entram na loja, finalizam as compras

- 14% compram mais produtos

- 31% voltam a comprar na loja

 

O som ambiente e seu efeito na produtividade dos colaboradores

 

Já vimos o poder do som ambiente, também vimos que ela pode deixar um lugar mais agradável, agora veremos como isso afeta a produtividade dentro de uma empresa, estimulando a criatividade e o bem estar dos colaboradores.

Trabalhar com música é muito mais divertido.

 

Imagine uma linha de produção onde o trabalho é monótono e repetitivo, podendo causar tédio, sonolência, podendo até a causar descuidos e acidentes.

Quem canta seus males espanta, já diriam os mais antigos. Essa lei se aplica muito bem ao trabalho. Em um lugar onde há um som ambiente é estimulada, existe mais alegria e cultura, tornando o ambiente mais agradável para se trabalhar.

Experimente reunir os colaboradores e criar uma playlist de músicas em conjunto, cada pessoa pode escolher 10 músicas, o organizador da playlist tem o direito de excluir uma música de cada participante. Quando as músicas de todos são tocadas aleatoriamente, é possível agradar a todos e ainda proporcionar um intercâmbio cultural entre os colaboradores, o que é essencial para o desenvolvimento do trabalho em equipe.

 

O som ambiente é seu novo vendedor

 

O som ambiente pode ajudar você na venda de um produto. Basta reunir os dados dos seus clientes e o que procuram comprando seu produto.

Um ótimo exemplo é uma cafeteria. Os clientes que frequentam uma cafeteria geralmente vão em busca de um lugar tranquilo, onde possam ler um livro, conversar sobre negócios ou aproveitar o intervalo do trabalho.

Um som ambiente suave como JAZZ ou BOSSA NOVA são perfeitas para lugares intimistas e tranquilos. Deixam o ambiente leve e agradável, não afetam as conversas e aumentam a permanência dos clientes.

O público de uma cafeteria tem um poder aquisitivo relativamente maior, preocupado com a qualidade. Normal que a exigência se estenda para o ambiente e sua música.

Um bom exemplo de música ambiente para uma cafeteria logo abaixo:

O som ambiente acaba sendo o seu mais novo vendedor, com grande capacidade de agradar seu cliente, fazendo com que permaneça mais tempo no ambiente, consumindo mais produtos e fidelizando as pessoas através da conexão emocional inconsciente. saiba também como Como Conquistar Clientes Através Do Som Ambiente

É o poder da música atuando diretamente no bem estar do cliente.

 

O som ambiente na indústria

 

O som ambiente não se limita a música, ele pode ser usado como canal de comunicação, estreitando o gap entre a linha de produção e o setor administrativo de uma indústria.

O som ambiente pode passar comunicados, informações e avisos, assim como alertas em caso de emergência. Nesse caso, o som deve estar alinhado da melhor maneira possível, para que seja audível em meio a tantas máquinas operando ao mesmo tempo.

A frequência do som deve atuar onde o barulho das máquinas não atrapalha, dando espaço para que o som ambiente seja audível a todos dentro do recinto.

Aqui também e aplica a frase “quem canta seus males espanta”. A linha de produção pode ser muito mais agradável se a música estiver presente. Tornando o ambiente mais descontraído e o trabalho mais brando.

 

Som ambiente residencial

 

Você chegar em casa após um dia de trabalho, retira os sapatos, deixa a chave sobre a mesa, liga uma música tranquila e toma um banho enquanto escuta sua música preferida, canta em alto e bom tom (porque o banheiro tem o som perfeito para cantar).

Você sai do banheiro e se dirige para a sala, a música continua tocando. Você olha as mensagens do celular sentado no sofá.

Desliga o celular e escolhe a sua série preferida, agora o som ambiente deu lugar ao som da TV, mas o som continua saindo do mesmo lugar, das caixas de som instaladas no teto, sim, no teto, pois hoje em dia, com os espaços cada vez menores, não há espaço para colocar uma caixa sobre o rack da TV.

Hoje é possível ter tudo isso instalado por toda sua casa, com o controle total de volume, sem um custo proibitivo.

Quem nunca sonhou em ter um verdadeiro som de cinema na sua sala!

 

Equipamentos Para o Som Ambiente

 

Para que o som ambiente atinja todo seu potencial, é necessário uma seleção específica de equipamentos para cada aplicação, aliados a um projeto de sonorização para otimizar e distribuir de maneira uniforme o som por todo estabelecimento.

O equipamento consiste em: FONTE SONORA, PRÉ-AMPLIFICAÇÃO, AMPLIFICAÇÃO, CABEAMENTO, e por fim, ALTO-FALANTES.

FONTE SONORA: É o ponto de partida do som ambiente, a fonte sonora pode ser um computador tocando um aplicativo de áudio, um pen drive, um rádio sintonizado em uma rádio ou um celular rodando um aplicativo de streaming. É na fonte sonora que as músicas vão estar organizadas em PLAYLISTS, ondem serão transmitidas para os outros equipamentos.

PRÉ-AMPLIFICAÇÃO: Esse equipamento vai configurar as características técnicas do áudio, volume, agudo, médios, graves, alguns equipamentos podem oferecer outros periféricos que ajudam na mixagem do som. Uma mesa de som é um bom exemplo de Pré amplificação.

AMPLIFICAÇÃO: Uma vez mixado, o áudio/som ambiente precisa passar pelo estágio da amplificação, também chamada de potência. Esse equipamento vai gerar a potência necessária para os alto falantes, endereçar o áudio para áreas que exijam mais volume que outras. Os Alto-Falantes devem ser ligados em conformidade com a potência desejada, sempre atuando sem sobras ou falta de potência, para que os equipamentos não sofram fadiga excessiva. 

CABEAMENTO: Todo o sistema de som é conectado por cabos. Cada Projeto Acústico tem suas particularidades que precisa ser respeitada. Existem situações em que a fonte sonora e o pré-amplificador ficam em salas distantes da amplificação, os alto-falantes também podem estar distribuídos em várias salas.

O CABEAMENTO vai fazer a ligação por meio de tubulações, até que tudo esteja conectado funcionando corretamente.

ALTO-FALANTES: São os responsáveis por propagar o som ambiente para a área de atuação. Alguns alto-falantes tem especificações únicas, atingindo frequências específicas, necessárias em alguns projetos mais exigentes. Existem ainda alto-falantes direcionais, que conseguem sonorizar ambientes que tenham características arquitetônicas complexas, ou necessidades específicas.

 

Aplicativos mais usados

 

Como vimos anteriormente, a fonte sonora pode ser um computador ou celular, rodando um simples arquivo de mp3 ou um aplicativo de streaming. Atualmente os aplicativos de streaming trazem a facilidade de ter em mãos a maioria das músicas do mundo. Basta fazer uma seleção (playlist) que faça sentindo para seu público alvo.

Spotify: Um dos primeiros a usar a tecnologia de streaming, foi também responsável pela sua popularização. O catálogo de músicas é muito grande e suas playlists são assertivas, atingindo várias tribos, possibilitando acertar em cheio o público alvo desejado

YouTube/YouTube Music: O maior site de vídeos do mundo tem a vantagem do catálogo gigante de músicas e versões alternativas. Playlists criadas pelos usuários são feitas a todo momento. O grande problema ainda é a grande variação de qualidade e volume de uma música para outra, fazendo com que algumas músicas sejam altas demais, enquanto outras quase não são audíveis. Apesar do grande acervo, as discografias não são completas como outras plataformas.

Tidal: Plataforma especializada na qualidade do áudio, apesar de ser difícil distinguir a diferença entre o áudio das outras plataformas (que podem ser configurados conforme o usuário preferir). No Tidal é encontrado a maioria das músicas e artistas.

Deezer: Muito parecido com o Spotify, tem um grande catálogo de músicas. O Deezer se popularizou no Brasil pelo fato de estar atrelado a grandes operadoras de celular no Brasil, ajudando a aumentar o número de usuários, e por sua vez, o número de playlists disponíveis.

Rádios Indoor: Serviço oferecido por empresas especializadas em identificar o público alvo do estabelecimento e oferecer um repertório personalizado, organizando playlists para atingir diretamente o cliente. Esses serviços costumam oferecer inserções de propagandas, promoções, além de ser um ótimo canal de comunicação entre a administração e os clientes/colaboradores.

 

Planejando o Som Ambiente no seu Estabelecimento

 

Para conseguir atingir os melhores resultados com o som ambiente, são necessários dois tipos específicos de planejamento: Planejamento Acústico e Planejamento Musical.

Planejamento Acústico

 

Engloba o estudo da acústica do espaço a ser empregado o Som Ambiente, levando em consideração a reverberação, difusão, propagação, direcionamento, necessidades exclusivas a cada projeto.

Cada ambiente tem suas particularidades, como por exemplo, uma igreja com grande reverberação. O projeto deve levar em conta o número de fontes sonoras, o alcance sonoro de cada componente/alto-falante/caixa de som, a frequência em que a reverberação atua, e por fim, a preservação do projeto arquitetônico e decorativo, para que não desarmonize o ambiente, a fim de deixar o local bonito e agradável.

Planejamento Musical

 

As músicas que serão tocadas no estabelecimento merecem devida atenção, pois serão os elementos principais do Som Ambiente. De nada adianta um bom projeto acústico se as músicas não forem condizentes com os clientes que frequentam o estabelecimento.

Um planejamento semanal ou mensal é necessário para que o som ambiente não se torne repetitivo e cansativo para os ouvintes.

Entender a fundo a persona que se quer atingir, conhecer seus hábitos, costumes, vestimenta, nível social, nível cultural, fazem com que o som ambiente atinja todo seu potencial, aumentando as vendas e a produtividade de qualquer negócio.

 

Colocando a mão na massa

 

A pesquisa é uma ferramenta essencial em um bom projeto de Sonorização Ambiente. Uma simples conversa pode revelar o gosto de seus colaboradores e clientes, sendo um ótimo ponto de partida para começar a mudança na sua empresa.

Uma vez sabendo quais são as preferências do seu público, aplique de forma simples, os gostos musicais que resultaram da pesquisa, não se preocupe se a pesquisa mostrou alguns estilos conflitantes, você pode aplicar playlists mistas e analisar quais estilos tem maior aceitação e trazem maior resultado.

Um teste simples com um aparelho de som pequeno pode ser o ponto de partida para um projeto maior, envolvendo planejamentos mais complexos e resultados surpreendentes.

Experimentar, anotar o que funciona e o que não surtiu efeito, vão fazer com que a ferramenta do Som Ambiente seja cada vez mais assertiva, trazendo conforto para seus colaboradores e clientes, além de melhorar os números da sua empresa. Experimente!

Interessado em nossos Serviços, fale conosco!

Entre em Contato