Diário de Gravação - Banda Disaster

4 Abr 2016

Luan Vilella e Rodrigo Melo (Melo Guigo), foram responsáveis pelas gravações dos instrumentos e vocais. Ficamos impressionados com a qualidade das guitarras e vocais do Luan, pois só conheciamos seu trabalho no contrabaixo, já o Rodrigo, assumiu a bateria de forma extraordinária, montando as linhas de bateria no Addictive e depois executando todas viradas e convenções de forma segura e coesa.

 

 

Fases e etapas da gravação

 

As gravações foram dividas por fases: pré-produção, gravação dos instrumentos, edições, mixagem e masterização. 

As seis musicas foram produzidas em quatro etapas, tendo a música Apocalipse gravada em um primeiro momento, seguida pela Promessas, depois Decisão, e por último, as músicas Lembranças, Renascer e Amanhecer

 

Além das fases normais de uma gravação dessa complexidade, as produções tiveram uma fórmula incomum das outras bandas que já passaram pelo estúdio: as letras eram feitas em paralelo as gravações. As bases, andamentos, arranjos e breakdowns (característica forte do Disaster) estavam definidos a mais tempo e fluíram sem dificuldades. 

 

 

Faixas

 

A primeira musica gravada foi Apocalipse, faixa que leva o nome do EP. Uma das mais pesadas do álbum, começa com uma porrada no cérebro. Com o baixo distorcido e pedal duplo, seguido de um gutural “from hell”, Apocalipse tem um refrão melódico característico do hardcore. As guitarras foram gravadas com um amp Peavey 5150 simulado, escolhido pelo Luan depois de muita pesquisa. Esse timbre foi usado na maior parte das musicas, alterando apenas alguns parâmetros.

 

Promessas é o melhor momento do baterista Rodrigo em todo o EP. Com a bateria na cara, a música mostra todas as características do estilo Post-Hardcore, guturais fortes, guitarras pesadas, com vocais melódicos entrando na hora correta. É impossível não banguear a cabeça no breakdown! 

 

Decisão começa como se o ouvinte estivesse em um corredor, com a banda tocando dentro de um quarto, quando uma porta se abre, o som inunda os ouvidos com as guitarras saltando para fora. Antes do breakdown rola um grave tenebroso  no melhor estilo Transformers

 

Lembranças mostra a influência hardcore da banda, no melhor estilo Blink 182. Sem gutural, Lembranças é o momento mais “Malhação” da banda, mas não se engane, a guitarra continua dropada em Si! 

 

Amanhecer é a cereja do sundae. É uma surpresa a versatilidade da voz do Luan, seja com musica lenta, cantando gutural ou fazendo vocais. É impossível não se arrepiar escutando esse som!

 

Renascer é a última faixa do álbum, fechando o trabalho com uma letra forte e mensagem coesa. Todo o peso da banda pode ser sentida nessa faixa. Foi a última música a ser gravada e é possível perceber a evolução da banda adquirida desde o começo das gravações.

 

 

Equipamentos

 

Bateria

A bateria usadas nas gravações é a padrão do estúdio Sonora, uma RMV Concept X5. O Rodrigo fez questão de usar sua caixa Premium DX3000 com afinação grave e esteiras frouxas. Os microfones usados foram Shure SM-57 nos tons e esteira, AKG-414 na caixa, condensadores Samson CO-2 nos pratos e Behringer B-2 na sala.

 

Baixo

Nas gravações foi usado um Baixo Ativo Cort B5, ligado em um direct box. No processo de mixagem o baixo passou por um tratamento secreto aqui do estúdio! laugh

O drive foi acrescentado depois das gravações para manter a definição dos graves. Pancada!!!

 

Guitarra

As guitarras usadas na gravações são uma surpresa, pois são guitarras simples, mas com um som enorme! 

Foram usadas guitarras Strinberg Les Paul e Strinberg Explorer dropadas em Si!

Como dito anteriormente, foi usado um amp 5150 simulado para chegar no timbre definido pelo Luan. 

 

 

Aposta no som autoral

 

Junto com a banda The Holligans, Aldar e Microfonia Crônica, o Disaster tem apostado no som autoral, mostrando que no interior do Paraná existe vida no Rock! 

Confira as músicas da Disaster: https://soundcloud.com/disaster-56694272

Veja as fotos da gravação abaixo.

 

Você tem uma banda e quer gravar sua música como a Disaster? Entre em contato conosco!

____________________________________________________________
Fernando Bonfim
Produtor Musical, arranjador, técnico de audio e Músico do Sonora Estúdio, Professor de Música na Escola de Música Sonora e Guitarrista da banda Outro Lado.

 


Interessado em nossos Serviços, fale conosco!

Entre em Contato