Como posicionar melhor as caixas de som no seu ambiente

16 Jan 2019

Cinema em casa: dicas de como posicionar as caixas de som no seu ambiente

 

Quem nunca sonhou em assistir um filme em casa com a mesma qualidade de som ambiente de um cinema?

A pipoca está estourada, o sofá, almofadas e cobertor preparados e a Netflix só esperando o play ser apertado.

Mas quando o filme começa, você percebe que o som não se compara ao de cinema e sente que fica faltando aquele sentimento de envolvimento provocado pelo som ambiente do cinema.

Mas hoje vamos te ensinar um segredo que fará com que a sua sessão de cinema em casa seja a mais real possível. Confira!

 

Um aparelho e o seu posicionamento

 

A melhor maneira para ter uma ótima experiência sonora é a utilização de um home theater, um sistema de som que traz maior realidade a sua experiência audiovisual.

Os dois sistemas home theater mais utilizados são o 5.1 e o 7.1, de cinco e sete caixas, respectivamente, mais o subwoofer (.1).

O posicionamento das caixas de seu home theater é de extrema importância. É ele que irá garantir um som ambiente fiel a realidade.

A maneira como elas estão dispostas na sala pode garantir um som ambiente tão envolvente que provoca a impressão de se estar dentro do filme.

 

sistema de áudio 5.1


 

Sistema 5.1

 

A caixa central deve estar junto a televisão, um pouco abaixo ou acima do aparelho, e exatamente na frente do espectador (considerando-se que este esteja no meio do sofá).

As caixas de som frontais e as surrounds irão formar um triângulo com o telespectador.

O sistema de som das caixas frontais devem estar ao lado e ligeiramente à frente da central. A distância entre a caixa central e as frontais deve ser a mesma em cada lado.

As caixas surround devem estar levemente atrás do espectador e mais afastadas deste do que as frontais da caixa central, formando um ângulo mais aberto.

O ideal é que as caixas frontais e surround estejam na altura do ouvido do espectador (sentado) e levemente viradas para este.

 

sistema de áudio 7.1

 

Sistema 7.1

 

Este sistema de som conta com mais duas caixas de som, que devem estar posicionadas um pouco mais atrás das surround e na mesma distância lateral que as caixas frontais.

 

Subwoofer

 

Esta caixa é responsável pelos sons graves e de baixa frequência, que se espalham por todas as direções, portanto possui maior liberdade em seu posicionamento.

Apenas evite colocá-la no centro de paredes paralelas, pois provoca eco, ou muito perto de cantos, o que irá abafar o som ambiente.

O mais adequado é estar próximo a uma das caixas frontais. E, preferencialmente, no chão, pois a vibração provocada pelo som no móvel pode causar ruídos, diminuindo a qualidade do som ambiente. caso queira ficar expert no assunto recomendamos o nosso artigo: O guia definitivo de som ambiente.

 

Cuidado com o susto…

 

Simples, não é? Com essa disposição das caixas você terá um som ambiente tão real que será como se o vilão do filme estivesse atrás de você. Cuidado com os filmes de terror!

Mas se é a intenção é ver um show e ter uma experiência sonora tão parecida quanto a se estivesse em frente aos cantores, pode ir sem medo!

Eu até arrisco em dizer que assistir filme em casa será melhor do que no cinema. Afinal, cinema não tem cobertor ou pausa o filme quando você precisa ir ao banheiro.

Agora é só estourar mais pipoca e aproveitar!

 

Interessado em nossos Serviços, fale conosco!

Entre em Contato