Como fazer um planejamento de som ambiente

11 Mar 2019

A montagem de um som ambiente de qualidade, que possa garantir todos os benefícios trazidos por ele, exige planejamento e bons equipamentos.

Um bom projeto requer uma análise do ambiente onde será instalado, garantindo a qualidade acústica e melhor aproveitamento dos espaços e dos materiais.

Além disso, a escolha das músicas também é de extrema importância e irá afetar a experiência final do cliente.

Por esses motivos, contratar um profissional ou empresa especializada irá assegurar o som ambiente ideal para conquistar mais clientes ou assistir filme com qualidade.

 

Planejando o ambiente

 

Estudar o ambiente previamente irá garantir a melhor escolha de equipamentos, tanto em quantidade, quanto em potência.

O projeto deve levar em conta a acústica do espaço, considerando a reverberação, difusão, propagação, direcionamento e necessidades exclusivas de cada local.

Também é necessário conhecer possíveis interferências de elementos externos, como o som ambiente da rua ou detalhes de arquitetura e engenharia, para assegurar a melhor experiência para o cliente, assim como a escolha de equipamentos que estejam de acordo com o design do local.

Conhecendo bem o ambiente será possível escolher o equipamento ideal, a quantidade e os melhores pontos de instalação de cada parte, garantindo que o som esteja em sua melhor qualidade.

 

A escolha correta dos equipamentos

 

A escolha do equipamento que esteja de acordo com o local onde será feita a instalação é imprescindível para garantir um som ambiente de qualidade.

Assim, é necessário que o som seja escolhido conforme a demanda exigida, o que somente é possível com a análise do ambiente.

Também é necessário a escolha de equipamentos de qualidade. É melhor gastar um pouco a mais do que escolher um aparelho que no final apresente chiado, que o grave se sobreponha a voz dos cantores ou até que não tenha potência suficiente para atingir todo o som ambiente necessário.

A conectividade do equipamento também é importante, pois é capaz de trazer maior conforto para o usuário.

Deve-se levar em consideração se o som será realizado por Wi-Fi ou Bluetooth e qual o equipamento em que o programa de música será conectado - no próprio sistema de som, em um celular?

 

Elaboração da Playlist

 

A montagem da playlist correta irá garantir que a experiência final seja um sucesso.

Escolher as músicas de acordo com o nicho de comércio e com qual sensação quer passar ao usuário também faz diferença.

Músicas mais calmas são ideais para passar sensação de tranquilidade, diminuindo o ritmo do cliente e fazendo com que ele  passe mais tempo dentro da loja.

Já as mais agitadas são ótimas para locais onde a compra ocorre por impulso e é necessário um ritmo mais acelerado, como supermercados e lojas de R$ 1,99.

 

Chame um profissional capacitado

 

Tanto em ambientes externos quanto internos, o planejamento e bom uso de equipamentos se faz necessário para atingir a qualidade sonora e eficiência acústica. Portanto, é imprescindível que seja levado em consideração as particularidades de cada espaço.

Durante o planejamento, é necessário prever a necessidade de instalação de acessórios como emissores e painéis de parede, que irão compor a decoração.

Dessa maneira, um projeto executado por um profissional ou empresa especializada assegura que o cliente não terá problemas de áudio ou conectividade posteriormente ou que nenhum equipamento será danificado e o design do ambiente não será afetado de maneira desagradável.

Nós da Sonora ambience levamos tudo isso em consideração, realizando um planejamento e execução cuidadosas. Além disso, também montamos a playlist de acordo com as necessidades únicas de cada cliente. Confira!

Interessado em nossos Serviços, fale conosco!

Entre em Contato