Como conquistar clientes através do som ambiente

25 Jan 2019

A importância do som ambiente para loja e dicas para escolher o correto

 

Você sabia que o som ambiente da sua loja possui grande influência em seus consumidores?

A música faz parte de nossas vidas. Quem não tem uma música preferida ou uma que  o faça lembrar de um momento especial?

Muitos empresários ainda não sabem usar isso ao seu favor ou acreditam que não faça diferença.

Mas você já entrou em uma loja silenciosa? Ou em uma loja muito barulhenta? O que você fez?

Com certeza saiu dali o mais rápido possível, não é?!

E é pensando nisso que o marketing sensorial utiliza o som ambiente como um de seus principais métodos.
Confira o porquê de ter música ambiente em sua loja!

 

Ter um som ambiente é capaz de aumentar as vendas

 

Lembra da loja silenciosa? Como você se sentiu dentro dela?

Provavelmente desconfortável, não é? Capaz de escutar todas as conversas do local.

Com o som ambiente adequado, a sua loja será um local muito mais agradável, em que o cliente quer passar mais tempo.

E quanto mais tempo o cliente passar dentro da loja, maiores as chances de ele gastar mais.

Além disso, o som ambiente tem a capacidade de influenciar o comportamento dos consumidores.

Músicas calmas possuem o efeito tranquilizante, capaz de diminuir o ritmo do consumidor, fazendo ele olhar os produtos com mais calma.

É ideal para lojas finas, como de joias, onde o cliente necessita de calma para experimentar e analisar o produto, que possuem um ticket médio alto.

Já músicas agitadas são recomendadas onde o consumo ocorre por impulso, como as lojas de 1,99 real e fast food, que possuem alta rotatividade.

 

Cuidado! O som errado pode provocar o efeito contrário

 

E agora, lembra da loja barulhenta? Ninguém gosta de permanecer em um ambiente onde a música ambiente está muito alta ou é desagradável.

Uma som em volume muito alto, além de irritante e desconfortável, tira o foco do cliente do produto.

Ao colocar um som ambiente, lembre-se que ele deve permanecer como música de fundo, influenciando indiretamente o consumidor. até mesmo no tempo que fica no estabelecimento saiba mais no nosso artigo Como Manter As Pessoas Mais Tempo Dentro Da Sua Loja

Além do volume, a escolha das músicas também é de extrema importância.

O que conta aqui não é a sua música favorita, mas sim o que o cliente quer ouvir.

O som ambiente deve representar a marca e imprimir o conceito da loja e até mesmo os seus objetivos.

Conheça o seu público alvo, o que eles gostam de ouvir. E o tipo de música ideal para o seu negócio, como o exemplo de música tranquila para joalheria.

E por último, tenha uma variedade de opções. Cerca de 300 músicas é um número bom.

Muitas músicas e estilos variados provocará uma perda de identidade da marca.

E o contrário, o mesmo som tocando o dia todo irá irritar o cliente, principalmente em lojas onde a frequência é alta ou demorada.

 

Torne a sua loja única com o som ambiente

 

Quer ter um som ambiente de alta qualidade e aproveitar todos os benefícios que ele traz?

Aqui na Sonora Ambience nós realizamos a instalação e montamos uma playlist personalizada e única para o seu comércio. Entre em contato conosco e aproveite! clique aqui

Interessado em nossos Serviços, fale conosco!

Entre em Contato