As tendência para o som ambiente

27 Fev 2019

As tecnologias estão evoluindo cada vez mais e no som ambiente isso não é diferente.

Tanto os equipamento quanto a maneira como utilizar a música ambiente estão acompanhando a evolução tecnológica. A conectividade está sendo valorizada e os cabos  físicos vêm perdendo espaço.

E o marketing sensorial ocupa o seu espaço, mostrando a importância que uma playlist personalizada tem para o seu negócio.

Veja algumas tendência que o ano de 2019 traz para a área de som ambiente.

 

O streaming e o WiFi entram em cena

 

Serviços de streaming de música, como Spotify e Apple Music estão crescendo a cada dia. Entre 2017 e 2018, o segmento cresceu em 41,8%, atingindo a marca de meio trilhão de músicas consumidas apenas nos Estados Unidos.

Já os produtos físicos, como CDs, tiveram uma queda de 18,5% em seu consumo. Dessa maneira, as conexões analógicas e cabos RCA (os chamados “cabos de áudio e vídeo”) estão entrando em desuso.

Com isso, os fabricantes têm  investido em tecnologias por conexão WiFi onde, diferentemente do Bluetooth, não é necessário pareamento com um celular.

As últimas tecnologias permitem que o próprio sistema de áudio  realize a conexão WiFi e, por meio de aplicativos, faça o streaming das músicas, permitindo também alterar a canção e volume.

Assim a qualidade de áudio é otimizada, pois não há um intermédio entre os amplificadores e a mídia digital. Também não sobrecarrega o celular e não há o risco de ficar sem música caso a bateria acabe.

 

Playlists personalizadas

 

Já passou a época onde o som ambiente era composto pelas músicas que estão fazendo sucesso no momento.

A tendência agora é utilizar a música ao seu favor, escolhendo playlists que trarão benefícios para seu comércio.

Essas playlists são planejadas levando em consideração ao efeito que irão causar no cliente. Por exemplo, se a intenção é desacelerar o cliente, a playlist deverá ser composta por músicas calmas, que provoquem um efeito relaxante.

Isso não significa que os hits do momento não possam ser tocados, mas sim que deve-se considerar o momento e ambiente ideal para tocá-los.

Hits animados combinam com locais em que é necessário uma maior movimentação e estímulo, como supermercados e lojas de R$ 1,99.

 

Volume baixo, qualidade alta

 

Seguindo o conhecimento de que o som ambiente não deve poluir o local com música alta e de má qualidade, os consumidores estão cada vez mais optando por aparelhos que priorizem um som claro ao invés um volume alto,.

Pensando nisso, a indústria está desenvolvendo aparelhos (caixas de som e arandelas, caixas para instalação em paredes e tetos) com um custo mais baixo, permitindo um maior número de aparelhos por ambiente.

Com isso, os projetos de som ambiente trabalham com uma maior quantidade de alto-falantes, diminuindo a potência e volume deles.

 

Ter som ambiente é tendência

 

O próprio som ambiente é uma tendência. Cada vez mais as empresas estão percebendo a importância que a música tem em seu negócio, ajudando inclusive a aumentar as vendas, como já mostramos aqui.

Você já está utilizando desses benefícios em seu comércio?

Aqui na Sonora Ambience fazemos todo o processo para a montagem de um som ambiente de qualidade, desde a instalação até a montagem da playlist. Confira!


 

Interessado em nossos Serviços, fale conosco!

Entre em Contato