A importância do som ambiente em comércios

12 Fev 2019

Nós explicamos aqui sobre a importância do som ambiente para lojas. Ele tem o poder de aumentar a permanência dos clientes dentro da loja e, consequentemente, as vendas.

Porém, cada segmento de comércio possui o seu tipo de música ideal. A escolha correta da playlist e do volume influencia a maneira com que o som ambiente afeta o seus consumidores.

Veja algumas dicas para utilizar a música de forma correta no seu comércio.

 

Som ambiente x Caixa de som na frente da loja

 

O som ambiente ao qual nos referimos é a música dentro do comércio, tendo propaganda ou não. O som não deve ser alto - se você precisa aumentar a voz para ser entendido, está alto demais.

As caixas de som postas do lado de fora da loja, seja com música ou propaganda para atrair o consumidor, é proibida em muitas cidades. E se o volume ultrapassar 70 decibéis (entre as 6h e 18h e 60 decibéis fora desses horários) pode ocasionar em multa ao estabelecimento.

E como dissemos aqui, o ideal é que seu comércio possua uma entrada tranquila, sem muitos objetos e estímulos, para desacelerar o cliente.

 

Qual ritmo escolher para o comércio

 

O ritmo da música irá influenciar no ritmo e velocidade com que o consumidor se desloca dentro de sua loja.

Comércios que possuem um ticket médio mais alto, como joalheria ou lojas de grife, necessitam de um ambiente tranquilo, para que o cliente se mova mais lentamente, tendo um maior contato com as peças e coleções. Portanto, a uma música mais lenta é o ideal.

Já comércios que possuem um padrão de compras mais impulsivo, como lojas de R$ 1,99 e supermercados, ou em lojas que ficam muito cheias, um som ambiente mais acelerado, com ritmos sincopados é o melhor.

Eles estimulam o impulso e ajudam agilizar o processo de compra, aumentando o fluxo de clientes, no caso das lojas mais cheias.

O horário do dia também influencia na escolha do ritmo. Por exemplo, o começo da noite e horários de pico são momentos mais estressantes, com uma maior propensão ao cansaço e impaciência, portanto não combina com músicas muito agitadas.

Já nos períodos de menor fluxo, um ritmo mais animado oferece mais estímulos e anima o cliente, reafirmando a percepção que é bom frequentar o seu comércio.

 

A montagem da playlist

 

Além do ritmo, a escolha das músicas também traz diferença na montagem de um som ambiente de qualidade.

A padronização musical ajuda a construir a identidade da marca. Portanto, ao escolher a sua playlist, você deve levar em conta qual o estilo da sua empresa e qual imagem quer passar ao consumidor.

A sua loja de roupas tem uma pegada mais moderna, clássica, aventureira? E qual o tipo de música que o cliente mais se identifica?

Para ter uma boa experiência com som ambiente, escolha uma playlist diversificada. Deixar as mesmas músicas repetindo infinitamente tornará o ambiente cansativo e monótono, afastando os clientes.

Se o seu comércio pede por músicas mais animadas, cuidado ao escolher os hits. Músicas muito conhecidas são chamativas e tendem a provocar queda nas vendas, pois distraem os consumidores.

 

Som de qualidade, cliente feliz

 

O som ambiente é capaz de melhorar a experiência e impressão que o cliente tem de seu comércio. Porém também pode ter o efeito contrário, se feito de maneira errada.

A Sonora Ambience, além de realizar a instalação de um equipamento de qualidade, monta a playlist ideal para o seu comércio. Confira nossos serviços!

 

Interessado em nossos Serviços, fale conosco!

Entre em Contato